Imagem de destaque sobre Tipos de corrosão mais comuns na indústria do petróleo

Tipos de corrosão mais comuns na indústria do petróleo

A corrosão é caracterizada pelo processo de destruição parcial ou total de um determinado material. Isso acontece a partir da transformação das moléculas químicas que compõem determinado material a partir de sua eletricidade.

Na indústria do petróleo, a corrosão é bastante comum, por possuir uma grande variedade de ambientes corrosivos - sendo que alguns desses ambientes são exclusivos desta indústria.

Neste artigo, vamos falar sobre os diferentes tipos de corrosão na indústria do petróleo e indicar algumas peças que podem ser úteis no combate à deterioração dos materiais. Confira!

3 tipos de corrosão mais comuns

Na indústria do petróleo, a corrosão é uma das principais causas de falhas em equipamentos e tubulações de plataformas de produção.

Essas falhas podem atrasar o cronograma operacional de produção e gerar altos custos de manutenção, além dos riscos à saúde e ao meio ambiente.

Os tipos de corrosão mais comuns da indústria petrolífera são:

1- Corrosão eletroquímica

É o tipo mais comum, também conhecida como a corrosão metálica. Ela ocorre quando o metal está em contato com partículas de água ou também pode ocorrer na presença do oxigênio.

2 - Corrosão química

A corrosão química também pode ocorrer com metais, apesar de não se tratar apenas deles. Esse tipo de corrosão é caracterizado pela situação em que um elemento químico é despejado sobre um material ou superfície, desgastando ou destruindo totalmente o objeto em questão.

3 - Corrosão eletrolítica

É um processo eletroquímico que ocorre com a aplicação de um agente externo de uma corrente elétrica. Ao contrário dos outros tipos de corrosão mencionados acima, esse processo não é espontâneo.

As consequências da corrosão nessa área podem ser significativas, causando problemas para a saúde das pessoas e também para o meio ambiente. Por isso, é importante evitar a ação corrosiva.

Coterflex fabrica peças que oferecem proteção anticorrosiva e longa vida útil

Agora que você já conhece os tipos de corrosão, vamos apresentar alguns tipos de tratamento superficial que a Coterflex disponibiliza em seus produtos*:

Teste de resistência à corrosão (Salt Spray)

Corrosão Branca 16h Corrosão Vermelha 96h

Teste de resistência à corrosão (Salt Spray)

Corrosão Branca 96h Corrosão Vermelha 144h

Teste de resistência à corrosão (Salt Spray)

Corrosão Branca 48h Corrosão Vermelha 96h

Teste de resistência à corrosão (Salt Spray)

Corrosão Branca 120h Corrosão Vermelha 144h

Teste de resistência à corrosão (Salt Spray)

Corrosão Branca 288h Corrosão Vermelha 740h

*Detalhes ORIENTATIVOS, considerando uma peça ideal. Para ter a informação correta para o seu produto entre em contato conosco.

Com a Coterflex, você garante peças de qualidade à sua indústria e ótimo custo-benefício ao seu negócio.