Imagem de destaque sobre Saiba mais sobre petróleo offshore

Saiba mais sobre petróleo offshore

Você sabia que existem dois modos de produção de petróleo? O petróleo offshore e o onshore. Enquanto o offshore significa que ocorre no mar, o onshore significa que ocorre na terra.

O termo offshore é usado quando surge uma movimentação longe, afastada da costa marítima. Conforme a Convenção da Nações Unidas sobre o Direito do Mar, as fronteiras marítimas encontram-se em águas territoriais, zonas contínuas e zonas econômicas exclusivas (ZEE).

Pode-se encontrar petróleo em poros existentes nas rochas, terra ou mar. Quando ocorre sua extração, vem com outras substâncias como água e gás metano (CH4). Para saber mais sobre o petróleo offshore e onshore, leia este conteúdo completo!

Quais as diferenças entre petróleo offshore e onshore

Petróleo onshore: para essa produção, é desenvolvido um processo através de elevação artificial, de bombeio mecânico com uma vareta de sucção, usando uma unidade de produção e chamada, aqui no Brasil de “cavalo-de-pau” ou "cabeça-de-cavalo''.

Produção de petróleo offshore: essas plataformas são fixadas no mar, com tubos de aço de construção naval ou âncoras com cabos de aço. Os equipamentos submarinos, ou subsea, são usados para trazer o petróleo dos poços ao solo marítimo, através de furos até alcançar os reservatórios em quilômetros de profundidade, até as plataformas.

Depois que o petróleo é extraído pelos poços de produção offshore, é armazenado e transportado em larga escala. Tudo isso é feito por meios de oleodutos, – tubos submarinos que transportam o óleo cru produzido –, relacionando as plataformas com terminais e estes entre si e as refinarias. Navios-tanques, conhecidos como petroleiros, também realizam esse transporte.

Uma região que é grande produtora é a América do Norte, com Estados Unidos e Canadá, sendo que a maior parte da produção é terra, mas também há uma produção de petróleo offshore significativa no Golfo do México e Alasca. Nos Estados Unidos, uma boa parte da produção está sendo feita em reservas não convencionais, com técnicas avançadas como faturamento hidráulico e perfuração horizontal.

Outro fator determinante foi a disparada do preço do petróleo entre os anos 2000 até 2014 para impulsionar esta produção não convencional americana, que tem um custo extremamente alto. Os custos de extração são todos os custos operacionais da fase de produção de petróleo.

O valor do onshore é muito menor do que o do offshore. O nosso país se tornou destaque entre os países que produzem petróleo offshore, principalmente pelo seu investimento em tecnologia, resultando na diminuição do custo da extração em águas profundas, em enormes campos do Pré-sal onde ocorre a produção de petróleo em excelência qualidade.

Sendo esse, o único meio do país continuar competindo com os maiores produtores mundiais, como: EUA, Rússia, e Arábia Saudita, dentro do mercado mundial de exportação de petróleo offshore e onshore.

Com as indústrias petrolíferas retomando no Brasil, a produção de petróleos começam a se recuperar após anos de crises e, com isso, o setor de exploração de petróleo offshore no nosso país promete voltar a ser atraente e abrir novos postos de trabalho nos próximos anos.

Se você está procurando pela conexão ideal para a sua indústria, conte com a Coterflex. Trabalhamos com diversos modelos para todos os tipos de aplicações. Se você gostou desse conteúdo sobre petróleo offshore, aproveite e conheça mais nosso blog.

Todos os nossos produtos são produzidos com materiais de qualidade para os principais segmentos do mercado. Entre em contato para conhecer nossas roscas e trazer mais segurança para os seus processos.