Imagem de destaque sobre Manutenção preditiva e preventiva: quais as diferenças?

Manutenção preditiva e preventiva: quais as diferenças?

Vamos conversar sobre manutenção preditiva e preventiva?

São tarefas determinantes para o bom funcionamento de maquinários, as quais precisam ser realizadas por profissionais qualificados a fim de garantir eficiência e qualidade produtiva, evitando também acidentes ocupacionais ou prejuízos financeiros às empresas.

A Coterflex é referência na fabricação de conexões e importação de mangueiras hidráulicas e acessórios hidropneumáticos, os quais são produtos que desempenham um papel importantíssimo quanto à potência de máquinas e funcionamento de sistemas hidráulicos industriais.

Vale ressaltar que empresas que optam por trabalhar com produtos de qualidade, como os da Coterflex, evitam gastos frequentes com manutenção e substituição de peças.

Inclusive, a Coterflex possui a certificação de qualidade IS0 9001:2015.

Afinal, qual a diferença entre manutenção preditiva e preventiva?

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva possui um cronograma definido que contempla testes de sistema, troca de óleo, medições, ajustes e substituição de peças, verificação de danos estruturais ou corrosivos nos maquinários.

O seu objetivo é evitar falhas nos ativos e possíveis substituições de componentes em deterioração. Pelo fato de ser uma manutenção planejada, por vezes pode ser desnecessária quando chegado o momento.

Manutenção preditiva

Consiste no acompanhamento rotineiro de parâmetros industriais, com a intenção de verificar falhas com antecedência nos sistemas e diminuir os gastos com a compra de peças novas, mesmo que isso não esteja previsto no plano de manutenção preventiva.

É uma ótima medida para alertar os operadores e evitar problemas maiores nas produções industriais, como possíveis paradas. Sem contar no fato de que esse tipo de monitoramento otimiza os processos e confere economia às empresas.

Esse tipo de manutenção deve ser feito além da manutenção preventiva, através do uso de equipamentos de diagnóstico e revisões constantes.

Qual é a melhor medida a ser seguida?

O ideal é que as indústrias adotem a manutenção preditiva e preventiva em seus processos. Lembrando que essa decisão deve ser feita de forma conjunta pelo gestor de produção e os responsáveis pela empresa, considerando o funcionamento fabril como um todo.

Nesse sentido, através da aplicação da manutenção preditiva e preventiva será possível aumentar e otimizar a eficiência dos processos, reduzir custos com mão de obra, realizar diagnósticos rápidos e precisos nos sistemas, monitorar de forma simplificada, diminuir o estoque de peças trocadas e aumentar a vida útil dos equipamentos.

Entre em contato com a Coterflex para conhecer mais sobre nossos produtos e áreas de atuação.