Imagem de destaque sobre Conheça 4 tipos de manutenção essenciais nas indústrias

Conheça 4 tipos de manutenção essenciais nas indústrias

A manutenção é um procedimento muito importante para melhorar o desempenho das máquinas, acelerar o processo de produtividade, detectar e corrigir falhas e erros.

Mas você sabe quais são os tipos de manutenção essenciais nas indústrias? Siga a leitura do artigo e confira!

Tipos de manutenção essenciais nas indústrias

A manutenção é uma atividade essencial para a indústria, por aumentar a vida útil do maquinário, corrigir falhas e melhorar o seu desempenho.

Mas existem diferentes tipos de manutenção, cada um com especificidades, vantagens e aspectos diferenciados. Conheça alguns tipos mais importantes:

Manutenção preditiva

A manutenção preditiva é baseada na prevenção de falhas e defeitos.

É um tipo de manutenção automatizada e tecnológica, responsável por monitorar os principais parâmetros e indicadores da operação e implementar as ações corretivas necessárias para antecipar qualquer falha ou mau funcionamento.

Com isso, é possível antecipar problemas e trabalhar em futuros erros ou defeitos de maneira mais assertiva.

Manutenção preventiva

Como o próprio nome sugere, a manutenção preventiva tem o objetivo de prevenir falhas e riscos.

Ou seja, é realizada uma manutenção periódica, para checar o funcionamento das máquinas, detectar erros e falhas e realizar a troca de componentes.

Esse tipo de manutenção é programada de acordo com um intervalo específico, como quilometragem, horas de trabalho ou ciclos de operação.

Manutenção corretiva

A manutenção corretiva é realizada logo após a detecção de alguma falha ou problema no equipamento em questão.

O objetivo desse tipo de manutenção é corrigir o problema e fazer com que a máquina volte ao seu desempenho normal.

Manutenção planejada

Outro tipo de manutenção é a planejada, que consiste em identificar e corrigir as falhas do equipamento antes que ocorram defeitos ou perdas significativas.

Da mesma forma, também existe a manutenção não planejada, que é realizada no momento em que são percebidas quedas no desempenho, de modo que é possível programar uma parada para a correção.

Invista em peças da Coterflex e evite gastos com manutenção

Investir em peças e produtos industriais de qualidade, como da Coterflex, evitam gastos com manutenção ou a necessidade de compra de novos equipamentos, além de garantir um bom desempenho e produtividade e reduzir paradas de máquinas não programadas nas linhas produtivas.

Referência em componentes hidráulicos e peças industriais, a Coterflex pode auxiliar sua empresa a otimizar processos através de produtos industriais qualificados.

Entre em contato e solicite um orçamento. Para mais informações e assuntos relacionados, confira nosso blog.