Imagem de destaque sobre Corrosão eletrolítica: saiba o que é e como afeta equipamentos e tubulações

Corrosão eletrolítica: saiba o que é e como afeta equipamentos e tubulações

Muito se fala sobre a corrosão eletrolítica, mas você sabe qual a definição deste fenômeno e quais seus riscos?

É muito importante saber quais os perigos que este tipo de corrosão pode trazer para peças, tubulações e equipamentos.

Pensando nisso, neste artigo, iremos abordar o que é a corrosão eletrolítica e como ela pode afetar esses equipamentos. Continue a leitura e saiba mais!

O que é corrosão eletrolítica?

A corrosão eletrolítica nada mais é do que um processo eletroquímico, do qual ocorre uma aplicação externa de uma corrente elétrica.

Ele acontece por uma interferência elétrica através de uma instalação eletrônica. E, diferente de muitas outras corrosões, essa não acontece naturalmente, mas sim com a interferência de um agente externo.

Dá pra se dizer que o processo de corrosão é uma espécie de experimento, um fenômeno químico, como também participa ativamente da nossa rotina, não sendo algo tão distante.

Isso por esse processo ser algo que é facilmente observável em metais corroídos ou oxidados.

Saiba como a corrosão eletrolítica pode afetar os equipamentos e tubulações

A maioria dos equipamentos e peças utilizados nas indústrias são produzidos de materiais como aço de liga metálica, composição química, ferro e carbono, exatamente os tipos de composições capazes de formar uma corrosão eletrolítica.

Por isso, deve-se ficar atento e tomar bastante cuidado, pois diversos problemas podem acontecer caso uma corrosão ocorra em equipamentos e até tubulações.

Começando pelos produtos: caso chegue neles, o estrago pode ser elevado, chegando a deteriorar e até contaminar a produção. Tendo que descartá-los e, consequentemente, havendo prejuízos.

Ela também pode afetar as máquinas que são utilizadas, pois se a corrosão danifica a superfície metálica exposta ela é capaz de causar perda de propriedades importantes, como a condutividade elétrica, a capacidade de transferir calor, entre outras.

Também pode causar um outro grande dano, que é a deterioração dos metais. E isso pode gerar consequências graves como vazamentos, além de afetar diretamente a escala de produção.

Já no caso dos tanques, pode acontecer vazamento de produtos também.

Isso ocorre por conta da corrosão do material do tanque, que pode gerar não só perdas financeiras como também riscos à saúde dos funcionários e a segurança do local, caso o produto seja de fato vazado.

Como podemos prevenir?

Agora que já vimos o que é a corrosão eletrolítica e como ela pode afetar os equipamentos, peças e tubulações industriais, vamos descobrir como podemos prevenir essas corrosões.

É possível controlar a corrosão com alguns métodos. Entre eles estão:

Porém, o principal item de prevenção é o último: os revestimentos metálicos. Estes são essenciais e prioridade.

Esse método é baseado nos materiais chamados de metais de sacrifício. Em resumo, eles buscam evitar que a corrosão de fato ocorra em algum equipamento, por meio de um revestimento com uma camada metálica.

Essa junção cria uma proteção ao redor do equipamento, deixando-o seguro de qualquer corrosão.

Assim, ocorre a redução da mesma nos maquinários, já que forma-se uma película protetora oxidada, e não o metal do equipamento propriamente dito.

Como podemos ver, uma corrosão eletrolítica pode causar diversos danos graves para uma indústria.

Por isso, utilize sempre peças, equipamentos e produtos de qualidade e que sejam seguros e faça um monitoramento bem detalhado de tudo.

Há mais de 20 anos, a Coterflex trabalha com qualidade, tecnologia, precisão, compromisso e responsabilidade. Atuando nas áreas de importação e fabricação de conexões hidráulicas.

Sua linha de produtos conta com mangueiras hidráulicas, terminais prensáveis, terminais reusáveis, conexões DIN, conexões em latão, conexões especiais, conexões instantâneas, adaptadores, tubos hidráulicos, engates rápidos, válvulas e registros, conexões galvanizadas, filtros e acessórios.

Entre em contato e solicite um orçamento!