
O oring de vedação, também chamado de anel de vedação na forma da letra “o”, tem como objetivo selar as conexões.
Ele é indicado para diversas aplicações hidráulicas e pneumáticas, mas para acertar na escolha é preciso ter atenção extra para as seguintes características:
- medidas de fabricação
- escala de dureza
- faixa de temperatura indicada
- recomendações dos fabricantes
Siga a leitura e saiba mais sobre o oring de vedação e conheça esse tipo de anel.
O que é o oring de vedação?
Existem no mercado diversos tipos de anel de vedação, cada um recomendado para um tipo de aplicação.
O vring, por exemplo, é indicado para eixos que realizam movimentos giratórios e precisam de proteção contra poeira, sujeiras, detritos e respingos de produtos.
Outro modelo disponível é o oring de vedação que, como já falado, possui um formato circular e um corpo redondo.
Normalmente, eles são fabricados em materiais que tenham elasticidade, como os polímeros classificados como elastômeros.
Alguns exemplos são:
- silicone
- borracha
- estireno butadieno
- etileno propileno
- neoprene,
- fluorcarbono
Eles são usados para fazer a vedação das conexões em maquinários hidráulicos ou pneumáticos, sendo de extrema importância analisar o tipo de material mais indicado para cada aplicação.
Como escolher o oring de vedação ideal para cada aplicação?
O oring de vedação pode ser fabricado em diferentes materiais, o que faz com que exista uma grande diversidade de opções disponíveis no mercado.
Por isso, é essencial considerar outras questões que vão além da medida, como a faixa de temperatura alcançada, a dureza do material e a sua resistência a agentes externos.
O anel de silicone, por exemplo, mantém suas propriedades flexíveis originais em baixas temperaturas, por isso não é indicado para maquinários que esquentam muito.
Outro exemplo é o neoprene, um produto muito utilizado no setor de refrigeração pela sua alta resistência a substâncias químicas, como fluidos.
Dessa forma, é indispensável consultar as orientações do fabricante para verificar as principais características de cada anel e conferir qual é o mais indicado para a sua aplicação.
Como fazer a instalação do oring de vedação?
Com a definição do oring de vedação ideal para o maquinário, é preciso fazer a sua instalação.
Esse processo é relativamente simples, bastando posicionar o material na fenda do componente e checar se o alinhamento está correto.
Caso não esteja, coloque novamente e garanta que ele está bem alinhado.
De forma geral, esses dispositivos têm uma longa vida útil, podendo passar de 15 anos úteis. Apesar disso, é preciso fazer a verificação frequentemente para analisar a integridade do material e, se necessário, realizar a lubrificação.
Conheça o xring
O xring também é um tipo de anel de vedação e pode substituir o oring. Ao invés de ser redondo, ele é quadrado, o que o faz ser conhecido como quadring.
Ele pode ser aplicado nos mesmos maquinários que o modelo arredondado, mas oferece mais resistência e estabilidade para a operação.
Ao ter dúvidas sobre a escolha do anel de vedação ideal para o maquinário, consulte um vendedor ou uma empresa especializada. Lembre-se que esses dispositivos evitam acidentes e aumentam a vida útil dos equipamentos, o que exige a escolha correta.
Conte com a Coterflex
Para manter as conexões do seu maquinário em dia, conte com quem é especialista em peças para aplicações hidráulicas e pneumáticas.
A Coterflex conta com certificação ISO 9001:2015 e soluções hidráulicas de alta precisão, oferecendo uma ampla linha de produtos com excelente custo benefício:
- Adaptadores
- Conexões DIN
- Conexões Especiais
- Mangueiras Hidráulicas
- Terminais Prensáveis
- Terminais Reusáveis
- Tubos Hidráulicos
Todos os produtos são produzidos com materiais de qualidade para os principais segmentos do mercado.
Entre em contato com a Coterflex e veja como trazer mais eficiência para a sua linha de produção.Gostou deste conteúdo? Acompanhe nosso blog e conheça mais detalhes sobre as principais conexões instantâneas da Coterflex.