O que é a zincagem eletrolítica? Saiba mais
A zincagem eletrolítica é um processo de decomposição de uma camada de zinco sobre a superfície de uma outra peça.
É também considerada uma técnica que pode ser utilizada no tratamento e proteção de superfícies metálicas de equipamentos e máquinas industriais.
Ela é capaz de aumentar a resistência e vida útil de uma peça, sendo essencial contra a corrosão. Para entender mais sobre o que é a zincagem eletrolítica, continue a leitura abaixo!
O que é a zincagem eletrolítica?
A zincagem eletrolítica é realizada por meio de uma espécie de imersão, que consiste em um banho metálico nas peças que resultam em maior resistência no aperfeiçoamento de suas aparências.
A aplicação ocorre com uma camada de zinco sobre a superfície de uma peça, tudo por meio da passagem de corrente elétrica.
Depois, é posto o zinco junto ao ânodo e por meio do banho - que é o eletrólito - é conduzido até o cátodo, lugar em que está o material a ser revestido – o ferro ou aço – sendo depositado em sua superfície.
Quanto ao tempo, depende do tipo de banho, da geometria, do material e da espessura da camada.
Quando falamos na definição da espessura da camada do zinco a ser aplicado, isso depende de 3 fatores principais. São eles:
- Ambiente de exposição do material;
- Funcionalidade;
- Durabilidade.
Importante ressaltar que o zinco é um elemento muito eficiente e fundamental para o revestimento de peças metálicas.
Isso porque ele atua como um tipo de isolante da peça banhada, evitando assim o contato com o ar e não se oxidando com facilidade.
Desta forma, a zincagem eletrolítica é utilizada por indústrias de diversos setores do mercado e também por consumidores finais.
É usada nos tratamentos de portões, estruturas metálicas, peças automobilísticas estruturais e de acabamento, máquinas, equipamentos e os mais variados componentes.
A zincagem eletrolítica e os tubos hidráulicos
O processo de zincagem eletrolítica é dividido em três etapas:
- Preparação da superfície, que envolve a remoção de graxas e óleos e lavagem;
- Banho de zinco;
- Pós-tratamento, na qual ocorre aplicações de produtos específicos para aumentar a resistência à corrosão da camada de zinco e também melhorar a aparência e conferir cores às peças.
Como já falamos acima, o zinco é um dos mais eficientes elementos para o revestimento de peças metálicas e é uma importante ferramenta contra a corrosão dos tubos hidráulicos.
Os tubos hidráulicos da Coterflex são fornecidos em barras ou conformados, com proteção contra corrosão e acabamento superficial conforme solicitação do cliente. Nesse caso, normalmente é utilizada a zincagem eletrolítica.
Entre as vantagens dos tubos hidráulicos estão a facilidade em que eles são moldados para formas e comprimentos desejados, o que permite menor restrição a vazão, menos manutenção e um bom desempenho geral do sistema, com poucas possibilidades de vazamento.
Além disso, os tubos hidráulicos resistem às mais altas condições de pressão e à corrosão, mantendo suas propriedades mesmo sendo submetido a diversas intempéries.
A empresa é referência na fabricação de conexões e importação de mangueiras e acessórios hidropneumáticos, além de ser certificada pela norma ISO 9001:2015 desde 2000.
Entre em contato conosco e conheça nossos produtos!