Imagem de destaque sobre Manutenção industrial: 4 cuidados essenciais na indústria de óleo e gás

Manutenção industrial: 4 cuidados essenciais na indústria de óleo e gás

A indústria de óleo e gás cumpre um papel fundamental em nossa sociedade, sendo responsável pela produção de diversos produtos de necessidade básica utilizados em nosso dia a dia, como:

Nesse sentido, o desempenho das máquinas, equipamentos e outros itens industriais deve ser frequentemente observado e a rotina de manutenção industrial deve ser cumprida rigorosamente a fim de aumentar a vida útil dos mesmos, e evitar paradas de máquinas e gastos com novos itens industriais.

Rotores de perfuração, mandris, cabos submarinos, mangueiras hidráulicas, mangueiras pneumáticas, canos, diferentes tipos de tubulações industriais, os conjuntos de válvulas utilizadas nos poços são algumas das peças utilizadas na indústria de gás e óleo e também na exploração offshore que devem receber cuidados de manutenção industrial especiais.

Continue a leitura para saber mais sobre o assunto.

4 cuidados de manutenção industrial que devem ser tomados na indústria de óleo e gás

1 - Manutenção preventiva

Como já explicamos em outro momento aqui no blog da Coterflex, a manutenção preventiva possui um cronograma definido que contempla testes de sistema, troca de óleo, medições, ajustes e substituição de peças, verificação de danos estruturais ou corrosivos nos maquinários.

Por conta disso, pode colaborar com bons resultados de desempenho às linhas produtivas e evitar maiores problemas às performances das máquinas.

2 - Manutenção preditiva

Essa é outra dica de manutenção industrial que já mencionamos em nossas publicações também, a qual pode oferecer economia considerável às empresas quando aplicada da maneira certa.

Ela inclui o acompanhamento rotineiro de parâmetros e indicadores industriais, com a intenção de identificar falhas com antecedência nos sistemas e diminuir os gastos com a compra de peças novas e evitar possíveis paradas.

3 - Manutenção detectiva

Esse é outro processo de manutenção que pode minimizar os desgastes e evitar paradas de maquinários e equipamentos, acidentes de trabalho ou outras ações que possam comprometer o desempenho de itens industriais, a segurança dos operadores e gerentes de produção.

4 - Manutenção corretiva

Essa é uma medida que deve ser aplicada após uma quebra, falha ou colisão de item industrial, tendo como objetivo principal a correção e a garantia do retorno do funcionamento dos maquinários ou peças.

Investimento em peças de qualidade evita gastos frequentes com manutenção industrial

Indústrias de óleo e gás que trabalham com produtos qualificados evitam gastos frequentes com manutenção industrial e substituição de peças.

A Coterflex é referência na fabricação e importação de mangueiras e conexões hidráulicas, e pode auxiliar a sua empresa a otimizar processos através de seus produtos de qualidade.

Entre em contato!