Fabricadas em latão extrudado (CLA-360), as conexões de latão são válvulas industrializadas e utilizadas nos sistemas pneumáticos.
São desenvolvidas com alta qualidade, forjadas para trazer maior segurança e resistência, tudo conforme e de acordo com as normas técnicas (NBR, SAE, DIN).
Para entender mais sobre o que são essas conexões de latão e para que elas servem, continue a leitura deste post. Confira!
Entenda o que são as conexões de latão
As conexões de latão são responsáveis pelo ligamento de tubos, na adaptação de medidas, no transporte de líquidos, fluidos, gases e massas sem que haja alguma vazão.
Essas conexões se dividem em três partes: o corpo principal, o anel/anilha e a flange/porca, responsável por fazer a compressão.
Nelas, têm as conexões retas, como: macho, conectores fêmea, uniões retas, uniões de redução, entre outras. Essas são produzidas a partir de barra de latão SAE CA360.
E tem, também, as peças angulares, que são: tee união, tee com rosca macho central/rosca macho lateral, cotovelo macho, cotovelo fêmea, cotovelo união, entre outras. Esses tipos são desenvolvidos em latão forjado SAE CA377.
Veja mais sobre para que as conexões servem e quais os modelos que existem logo mais abaixo!
Quais são os modelos existentes?
As conexões de latão possuem vários tipos diferentes de modelos. Confira as principais delas a abaixo:
- Adaptadores;
- Anilhas;
- Conectores;
- Roscas;
- Tee e cotovelo;
- Uniões e flanges.
Tem algumas situações com as conexões de latão que são pontuais.
Como, por exemplo, a com Anilha Simples de latão, que são indicadas para tubos metálicos de latão e utilizadas em linhas fixas de fluidos, vapores, gases, entre outros.
Em muitos casos, essas anilhas de latão, são utilizadas em produtos como: caldeiras, boilers, equipamentos e componentes hidráulicos, pneumáticos, entre outros. E são produzidas nas linhas ‘métricas’ e ‘polegadas’.
Importante ressaltar que todas são produzidas nas formas “macho” e “fêmea” e em diferentes dimensões.
Para que servem as conexões de latão?
Agora que você já sabe o que são as conexões de latão e quais são seus modelos, descubra para que elas servem, para que são indicadas e em quais aplicações.
Elas são indicadas principalmente para a aplicação em tubos de cobre, nylon, alumínio e entre outros tubos.
E são produzidas para determinados setores e segmentos específicos, como: automotivo, petrolífero, químico, farmacêutico, hospitalar, construção civil e sucroalcooleiro.
Por este motivo, essas conexões de latão devem ser fabricadas para ter capacidade de abranger cada uma dessas áreas de acordo com a peculiaridade de cada um desses setores e suas demandas.
As conexões de latão também são muito indicadas para aplicação em compressores de ar, máquinas e equipamentos pneumáticos, freio a ar de caminhões e ônibus.
Também na condução de fluidos como: gasolina, graxa, óleo, água, ar, vácuo, vapores e outros.
Um detalhe importante que deve ser levado em conta é que para cada tipo de aplicação existe uma norma específica a ser seguida.
Portanto, antes de iniciar algum projeto, na hora da especificação, cuide e observe a aplicação, vazão, o tipo de fluído, temperatura, pressão de trabalho e diâmetro.
Sendo assim, as conexões de latão da Coterflex são garantia de alta qualidade e segurança. Para facilitar seu projeto, tornando-o mais rápido e produtivo.
Entre em contato com a Coterflex e leve mais eficiência para a sua linha de produção.
Gostou deste conteúdo? Acompanhe nosso blog e conheça mais detalhes sobre as principais novidades e produtos da Coterflex.