Imagem de destaque sobre Sistema hidropneumático: saiba o que é e conheça as funções

Sistema hidropneumático: saiba o que é e conheça as funções

Para fazer que o sistema funcione, são utilizados equipamentos com sistema hidropneumático em suas fábricas e indústrias. Em mais variados segmentos, é sempre possível achar aplicações onde as soluções criativas e inovadoras se dão a partir da união da hidráulica com a pneumática.

Esse sistema é utilizado em projetos que exigem grande força e deslocamentos curtos, usando a pneumática por meio de transmissão de potência e diferencial de áreas, aumentando a pressão hidráulica e atingindo forças de até 30 toneladas.

Continue a leitura deste conteúdo e saiba mais sobre o que é sistema hidropneumático e suas funções.

O que é sistema hidropneumático?

O sistema hidropneumático é utilizado por diversas indústrias e fábricas, pois conseguem substituir os chamados “castelos d'água". Com a evolução da tecnologia, acaba sendo uma solução – bem mais viável também – para empreendimentos residenciais.

É composto por bombas centrífugas, um injetor de ar, um tanque de pressão e um controlador de pressão. Funciona assim: a bomba leva a água do reservatório inferior para um tanque de pressão, entre essa bomba e o tanque de pressão, existe um injetor de ar que, hidraulicamente, suga o ar durante o funcionamento da bomba, levando para dentro do tanque.

De origem grega, o termo hidráulico vem de “água” e pelo nome já dá a entender as leis e comportamentos relacionados à água ou outro fluido, ou seja, os sistemas hidráulicos envolvem o uso dos fluidos sob pressão.

Existem duas tecnologias principais que se baseiam em fluidos na automação industrial, a hidráulica e a pneumática. Cada uma dispõe de características distintas, mas na maioria das vezes, se unem e desenvolvem soluções extremamente versáteis. É o caso dos equipamentos se sistema hidropneumático.

Conheça as funções do sistema hidropneumático

Devido a algumas exigências que são solicitadas neste tipo de serviço, surgiu a  necessidade – e assim, chamada solução — de unir as  aptidões da hidráulica com a pneumática. Esta última, ajuda a reduzir custos no equipamento, pois um posto de serviço já utiliza o ar comprimido para diversas e outras funções.

Sendo assim, é evitado que se instale uma unidade específica para tal necessidade. O sistema hidráulico se envolve direta e precisamente por meio da velocidade e impedindo movimentos bruscos de subida ou descida, reduzindo a possibilidade de acidentes com o veículo ou com o operador.

Um dos exemplos mais comuns de uma aplicação do sistema hidropneumático é o elevador de veículos. Ele é utilizado em postos de serviços, para troca de óleo e lavagens de partes inferiores.

Confira, a seguir, algumas normas e regras para aplicar o sistema hidropneumático:

Aplicação industrial

Por meios de movimentos longos – superiores a 1 metro –, o reservatório de óleo pode sair muito caro devido às suas dimensões. A solução, nesse caso, é puramente hidráulica.

Atuador pneumático e hidráulico

Se o equipamento tiver o atuador pneumático e hidráulico, ou seja, montados em paralelo, é necessário alinhar bem as hastes, senão, perde a força e ganha desgastes prematuros de anéis raspadores e retentores.

Ação descontrolada

O equipamento hidráulico, caso a máquina não exija nenhuma ação controlada em ambos os sentidos, deve permitir o movimento em um dos sentidos através da velocidade livre, pois assim, a máquina não tem seu ciclo de funcionamento prejudicado.

Isolação

Tanto a fase hidráulica quanto a pneumática devem trabalhar isoladas fisicamente, evitando assim, contaminações e formação de bolhas.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o sistema hidropneumático e suas funções, conheça nossos produtos. Eles são produzidos com materiais de qualidade para os principais segmentos do mercado.

Entre em contato com a Coterflex e veja como trazer mais eficiência para a sua linha de produção.Gostou deste conteúdo? Acompanhe nosso blog e conheça mais detalhes sobre os principais serviços da Coterflex.