Imagem de destaque sobre Qual a diferença entre a rosca NPT e a BSP?

Qual a diferença entre a rosca NPT e a BSP?

Para se poder trazer mais segurança e eficácia para a linha de produção de fábricas e indústrias, deve-se compreender a diferença entre a rosca NPT e a BSP.

Apesar de as duas serem muito confundidas pelos profissionais, elas contam com aplicações diferentes que devem ser respeitadas para que a conexão seja confiável.

Apenas a partir do seu uso correto é possível evitar vazamentos, acidentes e desperdícios em sistemas de tubulações.

Siga a leitura deste artigo para saber mais sobre a rosca NPT e a BSP. Confira suas principais aplicações.

Rosca NPT e BSP: qual a diferença?

De forma geral, as roscas são filetes que têm como função encaixar com perfeição dois materiais.

Falando de forma mais específica, existem diversos modelos com diferenças na anatomia, o que possibilita que essas peças possam ser usadas em sistemas de tubulação com características distintas, como a espessura do cano e a pressão do fluido.

Entre as opções disponíveis estão a rosca NPT e a BSP. Saiba mais sobre cada uma delas.

Rosca NPT

A rosca NPT tem uma anatomia cônica, ou seja, o seu diâmetro aumenta ao longo da peça.

Durante a sua instalação é comum que o furo seja vedado antes do terminar o diâmetro da rosca, ficando totalmente vedado.

Ela é muito utilizada em conexões de água e gás industrial, assim como também pode ser aplicada em diversos tipos de maquinários, uma vez que é altamente confiável e resistente a pressões mais altas.

Vale ressaltar que a NPT é uma sigla para national pipe thread, ou rosca de tubo nacional, em tradução literal.

No Brasil, esse tipo de rosca é especificada pelas normas:

Rosca BSP

Ao contrário da rosca NPT, essa peça é paralela e deve ser rosqueada até o final para garantir a vedação completa da válvula.

Ela é amplamente utilizada em diversas aplicações, desde residenciais até industriais. Independente do local, deve seguir as seguintes normas:

Outros tipos de conexões

Além da rosca NPT e a BSP há outras formas de realizar a conexão entre os tubos de um sistema.

Uma das opções é a conexão flangeada, que pode ser utilizada em diferentes níveis de pressão e em diversos maquinários.

Além da sua versatilidade, ela também oferece facilidade na instalação e manutenção, o que a faz ser uma das preferidas dos profissionais técnicos.

Apesar dos benefícios oferecidos, essa conexão é mais custosa do que as roscas BSP e NPT.

Outra opção é realizar a solda das válvulas diretamente no sistema, o que permite a criação de uma junta apertada e segura, eliminando as chances de ocorrer um vazamento.

Por ser mais trabalhoso e custoso do que as outras opções citadas no artigo, a soldagem normalmente só é usada em áreas em que a selagem total é indispensável, seja para a operação ou para a segurança do sistema, como ocorre no transporte de fluidos tóxicos e de alta pressão ou temperatura.

Se você está procurando pela conexão ideal para a sua indústria, conte com a Coterflex. Trabalhamos com diversos modelos para todos os tipos de aplicações, inclusive fabricando peças sob medida.

Entre em contato para conhecer nossas roscas e trazer mais segurança para os seus processos.