O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) caracteriza-se por um conjunto de elementos ligados à organização da empresa em busca de atender a um padrão de qualidade.
A partir desse sistema, a empresa consegue controlar e padronizar os processos e medir a eficácia das ações tomadas para atingir a qualidade.
Uma das mais reconhecidas instituições mundiais do Sistema de Gestão da Qualidade é a International Organization for Standardization, a ISO.
Neste artigo, você vai descobrir quais são os princípios do Sistema de Gestão da Qualidade e quais os diferenciais que essa gestão oferece para a empresa e os clientes. Siga a leitura e confira!

Quais são os princípios fundamentais do Sistema de Gestão da Qualidade?
O Sistema de Gestão da Qualidade conta com sete princípios fundamentais, que consistem nos fatores que uma organização precisa seguir para ter sucesso na gestão da qualidade.
Os princípios são:
- Liderança;
- Envolvimento das pessoas;
- Abordagem por processos;
- Abordagem sistêmica;
- Melhoria contínua;
- Decisões baseadas em fatos;
- Relacionamento com fornecedores;
- Foco no cliente.
Quais são os benefícios que o SGQ oferece para as empresas?
São inúmeras as vantagens da implementação do Sistema de Gestão de Qualidade em uma empresa ou organização.
O principal deles é o diferencial competitivo e o reconhecimento que uma empresa passa a ter depois de implementar esse sistema.
De maneira geral, conquistar essa certificação representa um atestado de reconhecimento à qualidade do trabalho da empresa, pois a norma assegura as boas práticas de gestão e relacionamento entre clientes e fornecedores.
Entre os benefícios do SGQ estão:
- Comprometimento de toda a organização com a qualidade;
- Melhoria contínua no desenvolvimento do negócio por meio de práticas gerenciais otimizadas;
- Melhoria na eficiência e na eficácia dos produtos e serviços oferecidos ao mercado;
- Redução de perdas no processo produtivo;
- Ganho de diferencial competitivo perante a concorrência (diminuição da concorrência desleal, por exemplo);
- Reconhecimento para a marca;
- Garantia legal de que os produtos e serviços atendem às normas nacionais e internacionais de qualidade.
Coterflex possui certificação ISO 9001:2015
Referência em peças de qualidade, a Coterflex possui certificação ISO 9001:2015 desde o ano de 2000.
Essa norma incentiva a qualidade dos processos de uma organização por meio da aplicação de importantes requisitos como o planejamento das atividades, definição das metas, implementação de planos de ação e relacionamento com clientes, fornecedores e colaboradores.
A empresa mantém uma relação sólida com seus clientes, trabalhando em conjunto para encontrar soluções modernas, competitivas e confiáveis no setor hidráulico e pneumático.
Entre em contato e garanta qualidade, ótimo custo-benefício e todos os diferenciais que a Coterflex possui!